Piratas e Corsários Portugueses
Classificação dos Navios de Vela
Galera: (navio tipo de armação redonda) Tem 3 mastros com mastaréus de gávea e joanete e em todos cruzando vergas redondas.
Barca: Tem 3 mastros: O do traquete e do grande com mastaréus de gávea e joanete, cruzando vêrgas redondas; O do mezena com mastaréu de gave-tope, envergando pano latino.
Brigue: Tem 2 mastros com mastaréus de gávea e joanete, cruzando vergas redondas.
Lugre-Barca: Tem 3 mastros: O do traquete e do grande só com os mastaréus do velacho e da gávea, cruzando vêrgas redondas; O da mezena com mastaréu de gave-tope, envergando pano latino.
Patacho: Tem 2 mastros: O do traquete com os mastaréus do velacho e do joanete de proa, cruzando vêrgas redondas; O do grande com mastaréu de gave-tope, envergando pano latino.
Brigue-Escuna: Tem 2 mastros: O do traquete com os mastaréus do velacho e do joanete de proa, cruzando vêrgas redondas; O do grande só com mastaréu de gávea cruzando vêrgas redondas e no mastro enverga um latino quadrangular.
Polaca: Tem 2 mastros só com os mastaréus de velacho e da gávea, cruzando vêrgas redondas.
Lugre-Patacho: Tem 3 matros: O do traquete com mastaréus do velacho e do joanete à proa cruzando vêrgas redondas; Os do grande e mezena com mastaréus de gave-tope, envergando pano latino.
Lugre: (navio tipo da armação latina) Tem 3 mastros com mastaréus de gave-tope, envergando pano latino.
Cúter: Tem 1 mastro - o grande - envergando pano latino com ou sem mastaréu de gave-tope.
Palhabote: Tem 2 mastros com mastaréus de gave-tope, onde enverga pano latino.
Lugre-Escuna: Tem 3 mastros: O do traquete envergando um latino quadrangular, e, espigando o mastaréu do velacho onde cruza vêrgas redondas; o do grande e da mezena com mastaréus de gave-tope, envergando pano latino.
Ketch ou chalupa: Tem 2 mastros: O grande com mastaréus de gave-tope, envergando pano latino; O da mezena com menor duinda e envergando a vela com o mesmo nome. Alguns autores fazem a separação entre os dois tipos de armação, classificando como "chalupas" todos os barcos cujo mastro da mezena se erga por ante-a-ré do leme. Neste caso e quando a escota trabalha com o pau do botaló, classificam-no de mastro de catita.
Iate: Tem 2 mastros onde enverga pano latino não tem mastaréus e, por vezes, espiga pelo mastro grande uma vara destinada a sinais-vara de combate.
Caiaque: Tem 2 mastros onde cruza vergas bastardas, envergando o pano do mesmo nome triangular ou quadrangular.
Yawl: Tem 2 mastros: O grande com mastaréu de gave-tope, envergando pano latino; O da catita com muito menor guinda e envergando a vela do mesmo nome. Este ergue-se junto à popa e trabalha com o pau do botaló.
Escuna: Tem 2 mastros: O do traquete envergando um latino quadrangular, e, espigando o mastaréu do velacho onde cruza vêrgas redondas; o do grande com mastaréu de gave-tope, envergando pano latino.